Translate

Translate

Petit Lenormand (Baralho Cigano)




O Baralho Cigano recebeu o nome de PETIT LENORMAND em homenagem a grande sibila do século XIX, a francesa Marie-Anne Adélaide Lenormand, nascida na cidade de Alençon, região de Orne, em 27 de maio de 19772. Sabemos que foi uma figura marcante na história da revolução francesa, cartomante de Napoleão Bonaparte e sua esposa. Mlle Lenormand era temida e muito respeitada por suas previsões e conhecimentos adquiridos nas áres de Astrologia, Mitologia, Cabala, Tarô e oráculos das Flores. Uma grande bruxa, estava sempre acompanhada seu fiel gato preto. Ficou famosa por suas previsões para grandes figuras de sua época como Jean Paul Marat, Antoine Saint-Just, General Moreau, príncipe Talleyrand entre outros. Grande apreciadora de atividades intelectuais, passava grande parte de seu tempo estudando, visitando museus e bibliotecas. Mlle Lenormand faleceu em 25 de junho de 1843. Foi sepultada no Cemitério Père Lachaise, em Paris.

Recentemente a pesquisadora Mary K. Greer, descobriu que o Baralho Lenormand foi inspirado no Jogo da Esperança, criado por Johann Kaspar Hechtel, ou seja, o fato do baralho ter recebido o nome da Mlle. Lenormand, deu-se essencialmente por uma jogada de marketing.

Ninguém sabe com exatidão qual a origem dos jogos divinatórios com as cartas. Não há registro histórico/científico que comprove a sua origem. Muito se especula a respeito. Algumas das hipóteses, seriam:

- Vindos da China ( vale citar o I-Ching como oráculo e filosofia de vida milenar criado por este povo)
- Egito
- Atlântida (a cidade perdida)
- Os ciganos
- Hinduísmo, entre tantos outros.


O Baralho Cigano é composto por 36 cartas com representações dos quatro naipes do baralho comum que utilizamos para jogatinas. Os naipes são a representação dos quatro elementos da natureza.

- Ouros ( representa o elemento TERRA e tudo aquilo que é tangível, adquirido, como dinheiro, bens materiais, saúde, corpo físico)

- Copas ( representa o elemento ÁGUA e tudo que está relacionado ao sentir. São as emoções, o 'estar'.

- Paus ( representa o elemento FOGO, ligado a espiritualidade, a vontade, ao desejo, as valores que motivam).

- Espadas ( representa o elemento AR , o plano das ideias, a razão, o pensar , o intelecto)


Segue breve resumo de cada uma delas:

01- O CAVALEIRO:
Palavras chaves: mudanças rápidas, movimento, ação, destreza, habilidade, coragem, liderança, avançar. Carta favorável.
Saúde: problemas relacionamentos as pernas, braços, que impeçam perfeita mobilidade do corpo. Articulações e ossos. Dificuldade de ação!
Profissão: atleta profissional, carteiro, mensageiro, soldado, motorista.
Pedras indicadas: Quartzo azul + Quartzo Verde. Água marinha (possui Berílio em sua composição).

02 - OS TREVOS

Palavras chaves: boa sorte, pequenos obstáculos, humildade, imprevistos de fácil superação, auxílio Divino.

Saúde: bloqueios emocionais, medo de ser criticado, orgulho excessivo.

Profissão: Loterias e jogos de azar. 

Pedras: Quartzo Rosa + Quartzo Verde. Turmalina Melancia. Aplicar no chackra cardíaco. 

Curiosidades sobre OS TREVOS: 

Trevos na Irlanda: Saint Patrick (Louis Andrew),  patrono da Irlanda, associou o trevo de três folhas aos mistérios da Santíssima Trindade. São Patrício nasceu na Inglaterra Romana no século IV. 

O Dia de "São Patrício" se tornou um feriado público em 1.903. A cor verde da Esperança é utilizada pelos peregrinos que saem as ruas para passeatas. Alguns pintam a imagem do trevo em seus rostos e acreditam que traz muita sorte, especialmente nesta data.

Como bispo, Saint Patrick utilizava o trevo em suas evangelizações, as três folhas divididas e unidas a um único caule. 

Patrício é reconhecido como maior nome do Cristianismo na Irlanda. Faleceu em 17 de março no ano 461.






03- O NAVIO

Palavras chaves: Viagem curta para outros estados ou cidades, transformções significativas, mudanças calmas. Notícias vindas de longe. Ligação com o exterior.

Profissão: marinheiro, agente de vigem, guia de turismo, esportes aquáticos, viajantes.

Saúde: bexigas, rins, retenção de líquidos.

Pedras indicadas: o acúmulo de sódio nos rins pode evoluir para pedras nos rins. Medo do Futuro! EU ACREDITO EM MIM. A VIDA É PERFEITA E SUSTENTA A TODOS.
Utilizar Turmalina Verde + Nefrita. Aplicar na região. 




04- CASA

Palavras chaves: Raízes familiares, estabilidade emocional, segurança. Se estiver associada à cartas negativas pode indicar acomodação, zona de conforto ou a segurança correndo riscos, segurança familiar. Neste arcano me refiro apenas as pessoas que convivemos no dia a dia, àquelas que dividimos o mesmo teto. Para familiares (parentes) mais distantes, temos a carta da ÁRVORE como representante.

Durante algumas tiragens, constatei que a carta da casa sempre aparece se referindo a alguém do passado do consulente, pessoa que já fez parte de sua intimidade e teve acesso ao seu lar.

Profissão: arquiteto, construtor, em geral pessoas que realizam trabalhos em domicílio, de qualquer natureza. Com a internet muitos profissionais adotaram o home-office.

Saúde: Estrutura física e emocional. Neste caso indico a tiragem de mais uma ou duas cartas. A casa é o santuário sagrado, a base que o homem encontra para se afirmar na sociedade.




  
05- A ÁRVORE 

Palavras chaves: ligações familiares, CARTA TEMA para SAÚDE, utilizar a razão 'ter pés no chão', progresso lento, "semear, cultivar, colher", herança, fartura, progresso lento da situação em questão.

Saúde: cura através de ervas, equilibrar alimentação, maior consumo de frutas. Âmbito emocional indica que a pessoa está com dificuldade de "colocar os pés no chão", criar raízes com seus projetos ou relações, por ansiedade ou não crer em si mesma. 

Pedras indicadas para ansiedade: Turmalina azul, aplicar no Ajna, 6o. chackra, terceiro olho. Trará paz, tranquilidade, ordenação nos pensamentos. Ametista, no 7. chackra, coronário. Trará maior conexão espiritual, ajudando a transmutar os pensamentos de medo, ansiedade. 

Profissões: associadas à botânica, medicina alternativa, cultivo de plantas.

Tempo e espera: longo.



06 - AS NUVENS OU VENTOS:
Palavras chaves: Reflexão, momento de parar e analisar, não tomar nenhuma atitude. Confusão emocional e mental. Instabilidade, tristeza passageira. Observar a situação sob novos ângulos. É importante observar qual o lado mais escuro das nuvens (para onde o lado mais escuro está apontado - esquerda, direita - e qual carta está afetando com a sua sombra.

De forma geral a análise dos objetos e sua posição é algo que aprendi a observar com mais cautela, aprendi com a Odete Lopes Pinto, no grupo dela no facebook, que me trouxe sempre grandes conhecimentos. Muita gratidão devo a ela. 

Saúde: disfunções relacionadas ao pulmões e sistema respiratório (sinusite, renite, alergia). Se a carta estiver associado aos trevos, pode indicar dependência química com cigarro, fumo   de forma geral.

Profissão: relacionados à profissões do 'ar'. Metereologista, profissões ligadas ao controle da qualidade do ar, inspeção veicular, por exemplo.

Pedras indicadas: Quartzo Verde juntamente com o Quartzo Rosa (nunca utilizar apenas o Quartzo Rosa). Se for infeccioso o quadro, podemos trabalhar também com a Turmalina Verde.



07- SERPENTE

Palavras chaves: traição, falsidade, perspicácia, inveja, fraudes, obsessões espirituais, auto-sabotagem (medo e insegurança que paralisam). Sabedoria para lidar com situações de tensão.

Saúde: circulação sanguínea, impotência sexual, problemas ginecológicos.

Pedras indicadas: Jaspe Sanguíneo, Quartzo Vermelho. Utilizar no 1. chackra, o básico. Lembrando que pedras vermelhas e pretas NUNCA DEVEM ser utilizadas da cintura para cima. O vermelho traz vigor, vitalidade, estimula a circulação sanguínea. 

Profissão: Geriatra, ginecologista, sexólogo, terapeuta sexual, proctologista.




08- CAIXÃO

Palavras chaves: mudança inevitável (imposta pela vida, onde não há o livre arbítrio). Renascimento, morte de uma situação, início de novo ciclo. Pode representar desencarne, morte física dependendo das cartas que a rodeiam. Fim. Gavetas, armários, porta jóias, caixas de madeira.
Na espiritualidade retrata espíritos que ainda não conseguiram recuperar  consciência (os eguns).

Saúde: medos, fobias, síndrome do pânico, espíritos obsessores "eguns", estado de depressão profunda onde o consulente não sente mais alegria, morbidez. 

Profissão: médico legista, perito criminal, coveiro e correlacionados.



09- AS FLORES OU RAMALHETE

Palavras chaves: alegrias, conquistas, reconhecimento, graça, beleza, ternura. Insegurança (pessoas que precisam da aprovação do outro para sentir-se bem - autoafirmação). Emocionalmente disponíveis, solteiros. Presentes, visitas, surpresas agradáveis.

Saúde: dermatite, pele e suas correlações. Sentimentalismo excessivo, fragilidade emocional.

Pedras indicadas: A pele representa o nosso limite, entre o mundo externo, e nosso universo interior. Quando algo vai contra nossas ideias, princípios, nos sentimos contrariados. As alergias na pele aparecem como uma forma de defesa.

Utilizar: Ametista que ajudará a transmutar o nosso sentir, deixar passar a situação ou comportamento do outro. Sair do externo. Quartzo Azul, acalmará a irritação evitando inclusive, que a alergia se propague por demais partes do corpo. O Quartzo Verde, muito utilizado em quase todos os casos de desequilíbrio físico, neste caso, atuará como um tônico corporal, ajudando a reconstruir os tecidos e células. 

Emocional frágil, sentimentalismo a flor da pele: pedra Olho de Falcão, trará o poder interior, confiança em si mesmo (a). 

Profissão: decorador, florista, terapeuta floral, mestre de cerimônias.

10- A FOICE
Palavras chaves: término de uma situação/relação por vontade própria. Diferente da carta do caixão, aqui temos o livre arbítrio atuando. Necessidade de abrir mão de algo.
Saúde: intervenção cirúrgica, osteoporose , ossos.

Profissão: médico cirurgião, metalúrgico.



11- CHICOTES OU AÇOITE

Palavras chaves: autoritarismo, egoísmo, discussões, desgaste, ambição, competição. Sensualidade, poder de atração. Dependendo das cartas que rodeiam pode indicar vício em drogas, álcool, assim como demandas espirituais, feitiços, magias quando combinadas com as cartas da TORRE.

Saúde: sistema nervoso, desequilíbrio psicológico/emocional. Ansiedade, agitação, falta de confiança no futuro.

Profissão: políticos, cargos altos de liderança, professores, instrutores. Posições de comando e gerenciamento.




12- OS PÁSSAROS OU CORUJAS

Palavras chaves: comunicação, paqueras, flertes, parcerias, cooperação, expressar-se de maneira clara, sabedoria, sensatez, trabalho em equipe. 

Saúde: cansaço, desgaste.

Profissão: ornitólogo, veterinário, etc



  
 13 - A CRIANÇA
Palavras chaves: inocência, pureza, ingenuidade, curiosidade, ausência de medos ou preconceitos. No negativo: falta de responsabilidade, imaturidade, fragilidade, excesso de confiança, preconceito, liberdade. Início de alguma situação.

Profissão: pediatra, pedagogo, baba, etc.


14- RAPOSA
Palavras chaves: armadilhas, cautela com bajulações, infidelidade, falsidade, covardia, ciladas, a famosa 'puxada de tapete', perspicácia, astúcia. Na espiritualidade indica presença de obsessores.

Saúde: miomas, problemas ginecológicos.

Profissão: detetive, negociador, político, vendedor, ator ou atriz (arte de representar).



15- URSO

Palavras chave: inveja, traição, instinto de preservação, proteção instintiva (mãe) impulso instintivo, busca por prazer desenfreado, relações extra conjugais. Na espiritualidade presença de obsessores.

Saúde: problemas hormonais, depressão, tristeza, obesidade, pâncreas e fígado.

Profissão: lutas marciais, esportes que envolvam força física, neurologista, psiquiatra.


16- AS ESTRELAS

Palavras chaves: sucesso, realização, brilho, concretização de sonhos. No negativo, cuidado com o ego, excesso de confiança.Saudade. Pode representar também grande diferença de idade entre casais. Tecnologia (internet).

Profissão: dons artísticos, poetas, escritores, astrólogo, astrônomo, filósofos.




17 - A CEGONHA
Palavras chaves: Novidades, encontros com pessoas distantes, movimento cíclicos (como sabemos, esta ave está associada à gravidez, por isso tratamos aqui de acontecimentos que levarão meses para se concretizar). Novidades, mudanças que os impulsionarão à ousar. Ilusões amorosas. Se associada a carta 13, indica gravidez. Mulher amiga, confidente.

Saúde: mudança de hábito alimentar, exercícios, cirurgia plástica. Abandono de um vício seja ele de ordem química ou comportamental.

Profissão: Pessoas que lidam com o processo de imigração de forma geral. Envolvidos com os tramites da aviação: check-in, comissários de bordo, etc. Neonatologista.



18- O CÃO
Palavras chaves: amizade, lealdade, anjo da guarda, companheirismo, confiança, cumplicidade.

Saúde: paladar, olfato.

Profissão: médico veterinário, adestrador, etc.



19- TORRE
Palavras chaves: Isolamento, reflexão, introspecção, solidão, recuamento, fuga da realidade, inflexibilidade. Busca por religião ou espiritualidade.

Tempo: longo período de espera

Saúdecoluna vertebral, tensão, stress, dores lombares.

Profissão: trabalhos em ambientes hospitalares, arquitetura, urbanismo, construção cívil.




20- O JARDIM
Palavras chaves: festas, encontro com amigos, movimentação social, distração, descontrair, passear, relaxar, entretenimento, reunião familiar, confidências, fofocas, status social.

Saúde: indicação de tratamento homeopático, banhos, chás.

Profissão: jardineiro, paisagista, agricultor, organizador de Eventos (Marketing), Promotor de Festas.



21- A MONTANHA
Palavras chaves: esforço, dificuldades, obstáculos, carma, problemas relacionados com a justiça, rigidez, teimosia, inflexibilidade, autoritarismo, fanatismo, procurações, heranças, documentos importantes. Carta do Carma, situação de empenho e transcendentalismo.

Saúde: dores de cabeça, tensão.

Profissão: juiz, advogado, escrivão, delegado. Esporte: Alpinista.






22- OS CAMINHOS
Palavras chave: separações, livre arbítrio, tomada de decisão, dificuldade de escolha, rompimento, divórcio, múltiplas escolhas.

Saúde: tontura, labirintite, enxaquecas.

Profissão: caminhoneiro, viajante por vias terrestres, transporte, metrô, motorista, andarilho.




23- OS RATOS

Palavras chave: roubo, prejuízos financeiros, vampirismo espiritual, desgaste, imagem denegrida, resto de comida, lixo, esgoto.

Profissão: negócios ilícitos, coletor de lixo, limpeza de galerias, bueiros, gari, reciclagem.

Saúde: câncer, miomas, gastrite, úlcera.


24- CORAÇÃO
Palavras chave: amor, paixão, alegrias, solidariedade, ódio, emoções intensas.

Saúde: doenças cardíacas, sistema nervoso, angústia, ansiedade.

Profissão: cardiologista.


25- ANEL OU AS ALIANÇAS
Palavras chave: casamento, associações, sociedades, parcerias,união, junção, ordem religiosas, brasão de família, valores de tradição.

Profissão: ourives, joalheiros e correlacionados.


26- LIVROS
Palavras chave: desvendar mistérios, buscar evolução intelectual, estudos, burocracia, documentos, exames médicos, provas, USB, pendrive, projetos, cadernos, agendas.

Saúde: aconselhamento para check-up. 


Profissão: professor, crítico literário, escritor, instrutor, bibliotecário.


27- A CARTA
Palavras chaves:  notícias, informações, segredos a serem revelados. Dívidas, documentos, expor com clareza os sentimentos. Divulgar, esclarecer, promover. 

A disposição dos objetos varia muito de baralho para baralho. No caso da carta, podemos encontrar o envelope aberto, com a carta exposta ou totalmente fechado como é o caso da imagem que escolhi.


Saúde: faringe, garganta.

Profissão: cartomante, correios e relacionados.


28- O CAVALHEIRO
Palavras chave: se o consulente for do sexo masculino, indica ele mesmo. Se for mulher, indicará figura masculina muito influente: pai, marido, companheiro, namorado, irmão, filho. Aqui temos a definição da palavra homem no contexto social que desde a idade da pedra nos remota à figura do provedor, administrador, o pulso firme, a racionalidade, a rigidez. Pede mais maturidade para todas as questões abordadas.




29- A DAMA
Palavras chave: se o consulente for do sexo feminino indica ela mesma. Se for homem, indicará figura feminina de forte influência em sua vida: mãe, esposa, namorada, filha, companheira. Temos aqui as definições do arquétipo feminino: docilidade, acolher, delicadeza, discrição, emotividade, flexibilidade. No aspecto negativo pode indicar fofocas, mexericos.


30- OS LÍRIOS
Palavras chave: paz, pureza, entendimento, harmonia, virtudes, sinceridade, princípios éticos, maturidade, figura do pai ou tutor, líder religioso, princípios morais.
No negativo pode indicar fragilidade.

Saúde: resfriados, baixa imunidade.

Profissão: altruísmo, pessoas que se dedicam a ações sociais, trabalho voluntário.


31- O SOL
Palavras chaves: brilho, sucesso, realização, fama, cura, sabedoria, lucidez. No aspecto negativo: cuidado com arrogância, ego.

Saúde: Diabetes, pele, visão. Longevidade.

Profissão: eletricista, eletrônico, oftalmologista, pessoas que lidam com energia de forma geral (terapeutas reikianos, holísticos, etc). Fama, artistas e nomes reconhecidos no meio artístico.

32- A LUA
Palavras chaves: Conflitos emocionais, instabilidade, intuição, misticismo, romantismo, honrarias, méritos, poderes mediúnicos. Encontros ocultos, segredos. Falta de clareza, objetividade ou sinceridade. O lado sombra oculto que todos temos e precisamos encará-los como parte do todo.

Saúde: ansiedade, preocupações, mal humor, bipolaridade, preocupações.

Profissão: Psicólogos, psiquiatras, terapeutas, magos, bruxas, tarólogos, etc.



33- A CHAVE
Palavras chaves: abertura de caminhos ou caminhos fechados, dependendo das cartas que a rodeiam. Saída, solução, busca, procura por caminhos, começo, novo ciclo.

Profissão: chaveiro, porteiro, etc.



34- OS PEIXES
Palavras chave: fartura, prosperidade, lucros, status, poder, riqueza, dinheiro. Representa também o contato físico, a pele, o corpo, sexo. Fecundidade.

Saúde: Fecundidade, boas chances de cura para qualquer enfermidade.

Profissão: Biólogos, pescadores e relacionados.


35- A ÂNCORA
Palavras chave: segurança, firmeza, estabilidade. Dependendo das cartas que a rodeiam pode indicar uma situação que não avança, estagnação. Comodidade, medo de mudança, zona de conforto, rigidez.


36- A CRUZ
Palavras chaves: vitória depois de um longo período de sofrimento. A carta mais positiva do Baralho. Finalização de carma, desfecho positivo. Final feliz!

Profissão: padres, freiras, missionários, teólogos, etc.







Métodos de tiragem com Baralho Cigano




                                     





                               




3 comentários: